Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

AVENIDA BRAZIL: A NOVELA QUE PAROU O PAÍS.



AVENIDA BRASIL: MUITO BARULHO POR NADA!
 
www.google.com.br/images "As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão". William Shakespeare

Marina da Silva

Muito barulho por nada (Much Ado About Nothing, no original em inglês) é o título de uma deliciosa comédia de Willian Shakespeare e cai como uma luva para a novela Avenida Brasil, rede Globo 2012. Claro que só de citar (comparar jamais!) uma obra de Shakespeare para falar de uma novela global classe C já é um sacrilégio, pecado mortal com passaporte direto para o inferno...de Dante Alighieri!
 www.google.com.br/images “Globo muda programação para atender a nova classe C. No embalo do crescimento econômico recente do País e das projeções otimistas para os próximos anos, a Rede Globo aprofundou um processo de modificações em sua programação para atender a uma nova clientela: a emergente classe C.” Octávio Florisbal diretor geral da Rede Globo.

A novela que “parou o Brasil” representa explícita e enfaticamente a guinada 360° da Globo-novelas rumo ao lixão, ops, classe C, isto é,  veja, qualidade ou style 1.99, desde que a “poderosa” (outro nome da Globo) ficou “sob nova direção” mais condizente com o Brazil potência econômica capitalista, onde  o surgimento da “nova classe média Brasil”,  classes Cde, é uma farsa e fraude! A apologia dessa “nova classe média” nada mais é do que uma mega e espetacular estratégia eleitoreira e midiática para camuflar -com o véu da alienação- a hiper concentração de rendas e apropriação de riquezas para grupos  nativos e/ou estrangeiros seletos  fundamentada na super exploração do trabalho e vida de milhões de cidadãos e cidadãs!
 www.google.com.br/images. X-man, Eike Batista, teve enriquecimento "glorioso" e na velocidade da luz, com ajuda do poder X (BNDS e capitais estrangeiros). E é visto como peão na geopolítica mundial pelo grande e glorioso poder das empresas X em áreas geoestratégicas (petróleo e gás natural, for example) da América Latina. Xeque Mate!

Avenida Brasil foi concebida para tal e desenvolveu-se praticamente num cenário descolado da vida real dentro do PROJAC, copiando o modelo da “Vila do Chaves”, com custos baixíssimos, capítulos 1.99 ao custo de 0,25 centavos!"Ai como eu tô bandida" e Valéria (Zorra Total)!
www.google.com.br/images. Programa exibido por mais de três décadas no SBT é precursor do Life Style 1.99 começando a revolução do idiotismo que se arraiga no Brasil com a turma Casseta & Planeta e programas tipo...PÂNICO!

O tema, vingança, instigou a curiosidade de televinas como eu (homens noveleiros é raridade) e parecia promissor!
www.google.com.br/images. Chamada inicial da novela com a personagem principal interpretada pela excelente atriz Débora Falabella, a Nina adulta, que se tornou no "encher linguiça" uma personagem irritante e repetitiva com esse colarzinho idiota no pescoço!

“Até onde você iria por uma vingança?
www.google.com.br/images. A atuação dessa atriz mirim cativou, emocionou e prendeu os espectadores na Avenida Brasil. Ela é Ritinha/Nina interpretada pela encantadora Mel Maia de 7 aninhos!

Uma criança Rita/Nina (Mel Maia e Débora Falabella) jogada em um lixão após suposto assassinato do pai Genésio (Tony Ramos) pela madrasta Carminha (Adriana Esteves) que a despojou materialmente com a cumplicidade do amante Max (Marcelo Novaes) é adotada por uma rica família argentina e volta ao Brasil  adulta para por em ação seu plano de vingança  infiltrando-se como cozinheira na mansão da madrasta que agora é casada com um jogador de futebol milionário Tufão (Murilo Benício). Eis a trama.  Crianças, jovens e adultos revirando o lixo em busca de recicláveis num lixão asséptico, esterilizado e fake são “acolhidos” por Lucinda (Vera Holtz) e Nilo (José de Abreu) que os exploram a luz do ECA-Estatuto da Criança e Adolescente e aquiescência do Estado (fatos verídicos no mundo real).
www.google.com.br/imagens Lixão no mundo real. Milhares de brasileiros sobrevivem e reproduzem-se no lixo!

 O lixão genérico sequer aproxima ou consegue retratar a realidade ignominiosa da vida de milhares de catadores (agentes ambientais politicamente corretos e verdes) que dia após dia retiram sustento, dignidade e cidadania de lixo!
Geograficamente tudo acontece na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, num bairro fictício, Divino, onde convivem “os novos ricos” (jogadores de futebol, lutadores MMA, cantores de todos os ritmos, BBB”s e  congêneres, empreendedores), a classe Cde (os baixa-renda do comércio e serviços, autônomos, assalariados e funcionários públicos e congêneres com renda FAMILIAR entre 200 a 1500...reais )!
www.google.com.br/images. Divino, o bairro classe C. Emprrendedores individuais, trabalhadores baixa renda, jogadores de futebol e interessante...NÃO EXISTEM ESCOLAS OU UNIVERSIDADES! Di-vi-no!
No Divino tem o Clube Recreativo, um charme; o campo de futebol e o Divino futebol clube de quinta...divisão; um shop feira (febre nacional de empreendedorismo) vendendo roupas 1.99 a baixo custo; o bar do Silas, o salão da Monalisa (riqueza a base de escova progressiva - formol vá!); uns barracos na favela (das domésticas Janaina e Zezé), a mansão do Tufão e o lixão de Lucinda e Nilo. Fora do Divino, o que restou da classe média AB é representada por Cadinho/Dudu/Carlos Eduardo (o sedutor Alexandre Borges) um especulador financeiro e suas três belíssimas mulheres Verônica (Débora Block), Noêmia (Camila Morgado), Alexia (Carolina Ferraz) dondocas que se comportam de forma obtusa para manter status social e conforto financeiro!
www.google.com.br/images. Pobre, Cadinho termina no Divino casando com suas três mulheres! A cena do beijo de reconciliação deu...NOJO! O ATOR PULOU DE BOCA EM BOCA, cena digna de  filme pornô! Eu só toparia com batom e saliva artificial anti-bacteriana, ant-fúngica e anti-viral! Afffffffffff


Um cenário deplorável onde personagens desfilam um figurino chulo (é irritante o mesmo modelo de roupas repetidas, principalmente de Murici, Monalisa), as mesmas bijus e jóias, os mesmos sapatos, com excessão das três mulheres do harém Cadinho. 


www.google.com.br/images Vestido-envelope; eu não uso nem que me paguem! Affff

Cenário e figurino chulés, fotografia e iluminação TREVA, música de abertura kuduro, o que salvou a novela?
 www.google.com.br/images. Adriana Esteves salvou a novela numa atuação inesquecível!

Atores fenomenais como Adriana Esteves (Carminha), Marcelo Novaes (Max), Nina (Debora Falabella), Lucinda (Vera Holtz) e José de Abreu (Nilo) e ainda personagens como Leleco, Murici, Suelen, Dadalto, Cadinho e as peruas Verônica, Noêmia e Aléxia que caíram nas graças do povão e mantiveram a audiência razoável aliada a cenas picantes e eróticas e uma mega ultra plus  estratégia de marketing da Globo para vender produto genérico! Basicamente a novela terminou nos capítulos que culminam com Carminha dopando, seqüestrando, enterrando Nina viva e mandando-lhe balas...de festim! 
www.google.com.br/images Nina enterrada viva recebe ainda tiros de festim como um "aviso" para "vazar" de Carminha! Foram cenas MARAVILHOSAS! A vingança de Nina começou bem  e descambou para a INFANTILIDADE, baixa criatividade e falta de OUSADIA dos novelistas! Afff Afff Afff

Em seguida o que se viu foi o eterno “encher lingüiça” garantindo patrocínios milionários e um final desolador ("porqueira" de final, a Globo num sabe fazer final- como ouvi diversas vezes na rua e no busão no day after)! Quase casam Tufão, o marido bobão, côrno e burro de Caminha com a empregada Zezé!kkk
www.google.com.br/images. A classe média vai a luta!
Todos os personagens vão viver no bairro Divino, com exceção do secretário de Cadinho que lhe roubou a fortuna e mulheres por alguns segundos!
 www.google.com.br/images. Matar Max foi ESTÚPIDO, pior ainda pelo seu grande amor e paixão por quem fazia TUDO!

A vilã Carmem Lúcia, assassina Max seu amor de infância (eles, como Nina/Jorginho viveram no lixão),  por quem tinha uma tórrida paixão, para salvar Nina (seu desafeto) pela segunda vez! 

www.google.com.br/images Por quê estragar uma novela tão promissora? Novela é produto de exportação brasileira, até então de qualidade! Esqueceram o VALE TUDO?  A ambiciosa e malvada madrasta Carminha tem no último capítulo a chance de se safar com muiiiiiiiiiiitos milhões e...resolve ser menina boazinha!

Carminha cumpre três anos na prisão por legítima defesa, pena atenuada pelo gesto nobre com a enteada e volta...a vida no lixão, morena, feia e amargurada, mas pronta para a redenção nos braços do filho Jorginho(Cauã Reymond), Nina e do netinho! Afffff
 
www.google.com.br/images Todo o mundo sabe que as louras são mais divertidas! POR QUE pintar os cabelos da vilã de preto? Propaganda de tintura. Ah...afff
E todos viveram felizes para sempre, exceto Max, que apanhou de todo mundo, levou soco, pontapés, tapa na cara, chute no saco e faleceu de morte morrida com uma enxadada no quengo! A resolução se deu em UM ÚNICO capítulo que parou o Brasil e virou notícia no mundo...onde a Globo vende novelas para os imigrantes!
 
www.google.com.br/images Salve Marcelo Novaes!
Lá pelos trocentos capítulos os autores se enrolaram e a novela ia para o beleléu se não fosse pelo salvador da pátria, ops, de novelas encalhadas, Juca Chaves,o Coringa que vem salvando várias novelas ruins! Na pele do psicopata Santiago pai de Carminha que não deu as caras até uns poucos capítulos do final, a personagem fez o impossível para dar liame a trama e justificar o “sem saída” em que a novela chegou!
www.google.com.br/images O fenomenal ator Juca de Oliveira, na pele de Santiago, surgiu do meio do nada e levou a CULPA POR TUDO! Enquanto isso o Supremo Tribunal Superior LIMPAVA A FICHA de muitos corruptos e ladrões!

O que você acha que vai acontecer? Qual o segredo de Lucinda? Ela é a mãe da Carminha? Carminha mata a própria irmã! E Nilo, pai de Max, é bandido ou mocinho? Quem matou Max? 

"Boa repercussão de "Avenida Brasil" esconde erros e problemas estruturais"


www.google.com.br/images Notícias o,25 centavos, DIÁRIAS, vendidas a 1.99 e vice-versa! Movam-se céus e terra! "A Globo se liga em Você"!


A Globo pede socorro aos telespectadores em chamadas desesperadas em todos os seus canais (Tv"s, jornais e revistas, redes sociais) e num resumão diário da novela no vídeo show! É Fantástico um Globo repórter inteiro sobre o fim da novela! A estratégia deu certo, o povo respondeu criativamente, a audiência subiu e fechou a Avenida Brasil para um final que foi na escala Mood’s, Standar & poor e principalmente J.P.Morgan...cccˉ! e agora quem poderá nos salvar de novelas e da  life style 1.99? Nossa senhora da... Glória Perez: Salve, Jorge! Espero!


****************************************************************

"Repercussão internacional: The Guardian comenta final de Avenida Brasil. O texto comenta ainda que a presidenta Dilma Rousseff mudou a agenda de um evento por conta do último capítulo".

"Com repercussão impressionante, 'Avenida Brasi' crava 51 pontos em seu capítulo final. Audiência do último capítulo foi superior ao da sua antecessora, 'Fina Estampa', em 4 pontos" 

DETALHE: Fina estampa foi do mesmo quilate, meia-boca!


Um comentário:

  1. Prezada Marina, o Imperador Vespasiano, mandou construir o Anfiteatro Flavium/Coliseo, em Roma, em um momento de crise de seu império, o povo passava fome e não havia nada que pudesse distrai-los, veio então a idéia da famosa política do pão e circo. Dava bolsa família e diversão para o povão, que era "inguinorante" e após tudo aquilo passou a louvar àquele Imperador/presidente.
    Viver em um país onde a corrupção é qualidade e honestidade é defeito é uma inversão de valores absurda.
    O povo gosta do que é errado, ser certo/honesto é ser careta.
    Como o seu texto mesmo retrata: enquanto isso na sala de justiça (STF) o futuro de diversão assantantes do próprio povo estava sendo decidido e o povão queria na realidade era ver o Divino Futebo Clube na primeira divisão do Carioca.
    Consequentemente, para piorar é só ver na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte os diversos que foram reeleitos.
    Enfim... é triste.
    Forte abraço

    ResponderExcluir