Postagens populares

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BRAZIL: ETERNA...política.

ROMA ETERNA

www.google.com.br/images
Sérgio Antunes de Freitas

Na taverna, conversavam alguns patrícios, ou seja, homens das mais altas castas da Roma Antiga.
- Caio Marcus, ainda bem que reduziram o número de senadores! Afora os milhares de aureus que eles recebem do Império, ainda cobram de seus apoiadores para a aprovação das leis. Com trezentos senadores, a coisa fugia do controle de qualquer um!
- Cneu Augustus, esses sessenta senadores vão se mancomunar e dominar os cofres públicos. Se quiserem, arrancam o Imperador do trono e o enviam para a Mesopotâmia.
- Tinham mais é que arrancar esse traste do trono e colocá-lo para lutar com os leões. Que ódio eu tenho desse déspota!
- Boa lembrança, Domício Frates! No domingo vai ter UFC no coliseu. O africano disse que vai arrancar a cabeça do Gigante Germânico. Eu não perco por nada, Já comprei minha entrada por setenta sestércios. Primeira fila!
- Não, Cneu Augustus! Para mim, essas coisas de bárbaros não interessam. Vou à corrida de bigas. Faço parte da torcida organizada do Messalla! No domingo de manhã, ele vai sair na “pole position” e vai faturar mais uma coroa de louros. E se não faturar, nós vamos matar pelo menos um da torcida adversária.
Resultado de imagem para roma gladiadores
www.google.com.br/images

- Por falar nisso, Cneu Augustus, você viu a biga para oito cavalos que lançaram no templo de Diana? Air bag, freios ABS, câmbio semi-automático. Bancos de couro, imagina?
- E o que adianta os oito cavalos, se o Imperador quer reduzir a velocidade na Via Ápia? Vai colocar uma espécie de quebra-molas. Diz que morre muita gente atropelada pelas carruagens ligeiras.
- Pura mentira! Só morrem escravos!
- É, mas faz uma sujeira danada! Aí, vem outros escravos para limpar o chão e também são atropelados. Mais sujeira no chão!
- Pior, Caio Marcus, o Imperador quer fazer uma faixa só para pedestres e liteiras!
- Oras, eu sou favorável! Afinal, tenho uma liteira com quatro escravos importados!
- Caio Marcus, deixa de ser franciscano e compra logo uma biga dois ponto zero. Você vai ver o tanto de plebeias querendo dar uma voltinha.
- Que isso, Domício Frates! Meu negócio são as lobas das termas de Pompéia. E, agora, chegaram umas gregas novinhas. Só filé! Pago oito taças de vinho por programa, mas fico feliz!
- Vinho falerniano?
- Claro que não! Dou posca com mel. Vinho do rio Rhône, elas jamais colocarão na língua. Não com meus denários!
- Olhem só! Nosso amigo, Alecto Megencius, tomou muito vinho ou dormiu de cansado. Acorda, centurião!
- Eu não estou dormindo, Cneu Augustus, estava apenas pensando como será Roma no futuro, lá pelo terceiro milênio da era cristã!
- Dizem os oráculos que haverá bigas voadoras? Acho que só se descobrirem cavalos com asas lá pelo oriente.
- Acho que existirão estradas com pedras até a Gália!
- Que isso? Quem é que vai querer ir pra lá?
- Talvez não existam senadores, pelo menos, com as grandes vantagens áureas dos atuais!
www.google.com.br/images. Parlamento italiano.

- Eu acredito que os circus sempre existirão. Afinal, a arte não pode morrer!
- E todos poderão ter escravos importados.
- Lá vem o Lúcio Lúcidus com sua mania de igualdade entre as castas superiores! Parece até um arruaceiro que foi crucificado em Jerusalém. Vamos, diga lá, como você pensa que será.
- Não sei, mas acho que o comportamento humano poderá ser muito mais evoluído.
- Claro que será, Lúcio Lúcidus! Nunca ouvi algo tão óbvio!
www.google.com.br/images

Sérgio Antunes de Freitas
17 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário