Postagens populares

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

BRAZIL: GUERRA AO CÂNCER...COM PÉROLAS DE MINAS!

PÉROLAS DE MINAS: NA LUTA PELO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO DIGNO DO CÂNCER DE MAMA!

BELO HORIZONTE: OUTUBRO ROSA 2016. Festa de confraternização. Na foto as administradoras Ana Carolina Calabró, Denise Paiva, Kátia Soares, Mary Romero, Malu Oliveira e nas laterais:  Flávio Venturini, cantor/compositor e Karina Sommerfeld, jornalista (Rede globo), padrinho e madrinha do grupo Pérolas de Minas.



Marina da Silva

É com muita honra e orgulho que abro este espaço nos blogs para falar de um grupo de mulheres mineiras, sobreviventes ou que estão na luta contra o câncer de mama e outros e que tem uma atuação importantíssima na batalha pelo diagnóstico precoce, tratamento, atenção e apoio às mulheres que estão no "perrengue" câncer: grupo PÉROLAS DE MINAS. Um dos grupos mais atuantes em BH; embora jovem em sua jornada, estas mulheres e suas ações mostram a que vieram com sua força, garra, trabalho incansável e múltipla dedicação e carinho agregando um valor imensurável na luta contra o câncer no estado de Minas Gerais e na capital! Como tantos outros grupos pelo país, o Pérolas de Minas, nasceu virtual desafiando a metafísica: encontros de corpos e almas pelo bem do próximo em um único movimento!

 AMOR, SOLIDARIEDADE, COMPARTILHAR VIVÊNCIAS, AJUDAR É O QUE FAZEM AS PÉROLAS DE MINAS!  





COMO SURGIU O GRUPO PÉROLAS DE MINAS?
Denise Paiva, sobreviveu duas vezes ao câncer, mais que lutadora e vencedora é uma das administradoras e fundadoras do Pérolas de Minas. Na foto, comemorando o dia das Mães no lar Tereza de Jesus que acolhe pacientes SUS e familiares de todo estado!
 CONTRA O CÂNCER A LUTA É DE TODOS PORQUE #JUNTOSSOMOSFORTES

Na era informacional - século XXI - nada mais natural do que o grupo surgir primariamente no mundo virtual! O Pérolas de Minas recolheu suas pérolas  no ciberespaço: meninas, mulheres, girls que agitavam ORKUT, BLOGS, TWITTER e formaram uma grande família nacional no FACEBOOK: o grupo de apoio virtual AMIGAS DO PEITO que hoje além do site aberto ao público tem no  Facebook um cantinho só para mulheres: Meninas de peito! 
Do ciberespaço para o planeta Terra estas mulheres descobriram histórias, vivências e experiências comuns e nada mais natural do que um Encontro: primeiro com as paulistas e paulistanas, depois as cariocas e a partir de 2012 as amigas do peito mineiras resolveram encontrar-se também fora dos encontros nacionais, em Belo Horizonte!
Uma só luta e porque #JUNTASSOMOSFORTES, as mineiras criaram grupos em algumas cidades e na capital, o Pérolas de Minas nasceu assim, conectando mulheres oriundas de outros grupos e com o propósito de chegar  cada vez mais às mulheres através de parcerias como por exemplo, as campanhas Outubro Rosa oficiais e as parcerias com clubes de futebol!


"As mina pira véi, mas passa" é a frase do logo Amigas do peito revelando que o câncer, longe do que se  pensa e é falado pelos canais oficiais,NÃO É SÓ DOENÇAS DE VELHO(A)! Mais de 20% das mulheres que recebem anualmente o diagnóstico de câncer de mama está ABAIXO DOS 40 ANOS e estão aí para mostrar este fato!


PÉROLAS DE MINAS, MAS QUE GRUPO É ESTE?


"O Grupo Pérolas de Minas tem como objetivo conscientizar, informar e apoiar as mulheres que estão passando ou passaram pelo tratamento do câncer de mama. É um grupo para mulheres. Não será permitido a entrada de nenhum homem, inclusive médicos. Os médicos participarão do grupo com entrevistas sobre o assunto. Também não adicionaremos ao grupo: amigos, filhos ou outro familiar das integrantes do grupo. Para interação dos amigos e familiares teremos uma página do grupo onde todos poderão interagir.
O grupo só aborda temas relacionados ao câncer de mama. Portanto, não adicionamos pacientes de outras patologias. Só falamos daquilo que vivenciamos.
Não autorizamos nenhuma venda no Grupo.
Não indicamos nenhuma medicação, nem mesmo fitoterápica.
Em caso de dúvida, procure seu médico."
http://www.redefotonovela.com/ A pérola Malu, uma das fundadoras e administradora do grupo na ALMG. Assembleia Legislativa de MG. Uma questão SÉRIA de saúde...pública!

As ações do grupo Pérolas de Minas não se restringem apenas aos encontros de confraternização, que aliás, são super hiper mega plus blaster CHEIOS de  energias positivas! É sempre esta sinergia maravilhosa que nos faz seguir enfrentando um tratamento agressivo com foco na cura e viver da melhor forma possível um dia de cada vez, dia a dia, vencendo batalhas a cada etapa, caindo, levantando e boooooooooora viver a vida vivendo, vida, porque viver é bom demais e viva la vita! É A VIDA E É BONITA! E CLARO...NO SALTO SALTO ALTO E AUTOESTIMA, COM MUITA FÉ EM DEUS E BOM HUMOR!
CAMPANHA ESTADUAL OUTUBRO ROSA: Você é linda sim! Auto-estima e auto-imagem é super importante para as mulheres durante o tratamento! INCANSÁVEIS, mesmo durante o tratamento e com muita fadiga oncológica da quimioterapia e radioterapia!

Fazem  e/ou participam de palestras para incentivar mulheres a seguir corretamente o tratamento e lutar pela cura contando suas histórias vitoriosas de vida! Existe vida durante o tratamento, pós-tratamento e mesmo vivendo o câncer vivendo a vida!



Todos sabem da gravidade que é ter um câncer de mama, segunda doença por câncer que mais vitima mulheres. Além do medo que nos assola sobre o estágio da doença (se está no comecinho ou se espraiou para outras partes do corpo) temos que conseguir agilizar tudo rapidamente, lidar com o SUS e pior ainda, planos e seguros de saúde picaretas que travam exames de alta complexidade obrigando pacientes a pagar do próprio bolso ou correr para o SUS. Vencida esta etapa de confirmação de diagnóstico e acesso ao tratamento  vem as cirurgias, quimioterapia, radioterapia, reconstrução de mama, fisioterapia, psicoterapia. 

Exposição de fotos Shopping Diamond Mall. BH. MG. Saúde, santé e viva la vita!

É um longo caminho debilitante, mutilante, desgastante biopsicossocialmente, sem falar nos custos econômicos, nos abalos nos laços familiares e por vezes nos relacionamentos. Vem um pacotão de coisas com a descoberta de um nódulo ou caroço na mama. E aí As mina pira véi e as mulheres na faixa do "zenta"[40, 50, 60, 70, 80, 90] também! DOR, MEDO, FADIGA EXTREMA, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO E IDEIAS MALUCAS! Isto é viver vivendo a descoberta e a longa jornada para a cura! Ufaaaaaaaa. Frase que muitas vítimas gostam de proferir em determinado momento de exaustão? OH DEUS! VOCÊ ESTÁ ME CONFUNDIDO COM MULHER MARAVILHA OU RAMBO, NO MÍNIMO! rsrsrsrs


                                                       POR QUE PÉROLAS? 

           
Foto Marina da Silva.  Pérola Malu  Oliveira, uma das fundadoras e administradora do Pérolas de Minas buscando apoio à luta das mulheres brasileiras junto aos jogadores do Internacional, a fúria vermelha gaúcha. Encontro Nacional. Porto alegre. Rio Grande do Sul. Show de bola! Malu é tudibão! Organização, controle, comando, de uma árdua tarefa para conseguir apoio, apadrinhamentos, montar as ações do Pérolas! Uuuuufa! Que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos nesta luta por todas as mulheres de Minas Gerais e do Brasil!


AMÉRICA FUTEBOL CLUBE: UM GOOOOOOOOOOOLAÇO NA LUTRA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

                                              Resultado de imagem para PÉROLAS DE MINAS CANCER DE MAMA
                                         http://americamineiro.com.br/club/news. O América vestiu a camisa do Outubro Rosa Pérolas de Minas e as meninas  e mulheres entram de peito aberto na luta pelo diagnóstico precoce, acesso e tratamento digno do câncer com muita fé, força e FOCO NA CURA!

"Participando ativamente da campanha do Outubro Rosa, que promove o combate ao câncer de mama, os jogadores do América entraram em campo com 22 mulheres do grupo Pérolas de Minas, movimento que promove a interação entre mulheres que já passaram ou ainda estão passando pelo tratamento de câncer. Todo processo e interação é feito online, por intermédio de um site e pelas redes sociais."

"A inspiração para o Grupo e para a pulseira foi o autor Rubem Alves, quando ele diz, que: “Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas”. A paciente ao receber a pulseira vai ser informada, que a pulseira foi confeccionada e será distribuída por pessoas que venceram a “batalha” contra o câncer de mama. Queremos através da pulseira, levar carinho e apoio para aqueles que estão em tratamento. Ao olhar e usar a pulseira, ela irá lembrar que alguém, que lhe deu a pulseira já esteve na mesma situação que ela, e venceu o câncer de mama."


O QUE ESTAS MULHERES, MENINAS, GIRLS FAZEM...

Campanhas oficiais no OUTUBRO ROSA mês dedicado à prevenção mundial ao câncer de mama, segunda causa de mortes de mulheres pelo câncer: participam de todos os eventos, palestras, congressos, gravações para TV's, rádio e outras mídias; emprestam seus belos rostos, fazem guias de orientação sobre a doença e prevenção! Uuuufa!

                                         Resultado de imagem para PÉROLAS DE MINAS CANCER DE MAMA
                                              http://www.sinmedmg.org.br/ SINDICATO DOS MÉDICOS DE MINAS GERAIS E PÉROLAS DE MINAS

"CÂNCER DE MAMA: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR.
"Uma reunião multidisciplinar sobre Câncer de Mama marcou o encerramento das atividades da Semana do Médico, dia 22 de outubro, na Associação Médica de Minas Gerais. A ação integra a campanha do Outubro Rosa, celebrada em todo o país. Com o tema “Todo mês pode ser rosa. Da saúde se cuida diariamente”, as entidades buscam alertar a população sobre a importância da prevenção com hábitos de vida e de alimentação saudáveis.
A abertura do evento foi realizada pelo ginecologista e mastologia, Gabriel de Almeida Silva Júnior, vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais. Um dos momentos de maior emoção do encontro foi a homenagem prestada pelas entidades ao Grupo “Pérolas de Minas”, projeto criado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama e que transmitem o aprendizado da doença e a importância da detecção precoce do câncer de mama. Fechando a homenagem foi exibido um vídeo sobre o Perólas de Minas, com a música que o cantor e compositor mineiro Flávio Venturini fez para sua mãe, vítima do câncer de mama.
Duas mesas compostas por especialistas de várias áreas discutiram temas como genética, mamografia, alimentação, esportes, amamentação, reposição hormonal e papel da família. Após as exposições, houve debates com perguntas do público presente."
OUTUBRO ROSA PÉROLAS DE MINAS É UM LUXO SÓ!


CONFECÇÃO DA PULSEIRINHA SOLIDÁRIA!

"Cada pulseira leva consigo a história de uma integrante do Grupo Pérolas de Minas que VENCEU o câncer de mama."



"A Pulseira Solidária Pérola de Minas foi lançada no primeiro aniversário do grupo, no dia 08 de Março de 2016. O objetivo é distribuir para pacientes em tratamento do câncer de mama e pessoas que já passaram pela doença."

PÉROLAS CONFECCIONANDO PULSEIRINHAS! JUNTAS SOMOS FORTES! NINGUÉM SEGURA ESTAS MULHERES! PARABÉNS!

Resultado de imagem para PÉROLAS DE MINAS CANCER DE MAMA
http://perolasmg.com.br/site/project/saude-na-praca/ Da esquerda para direita: Denise Paiva, Malu, Mary, Aninha!

VISITAS ÀS CASAS DE APOIO AO PACIENTE E/OU FAMILIAR; ACOMPANHAMENTO DE CONSULTAS, CIRURGIAS; ENCAMINHAMENTOS; ACONSELHAMENTOS E SUPORTE EMOCIONAL; PLANTÕES QUANDO HÁ NECESSIDADE PARA PACIENTES DO INTERIOR, VISITAS ÀS PACIENTES E...FESTAS! SÃO REALMENTE UMAS PÉROLAS DIVINAS!
Pérola Mary Romero, uma das administradoras do Pérolas de Minas. Diva! Precisou de Mary? OLHA ELA AÍ GENTE! Sempre  presente, sempre trabalhando muito e sempre no "salto alto" e apoiada pelo maridão Delano!
Pérola  Ana Carolina Calabró: também administradora e fundadora do Pérolas de Minas; faz um trabalho imensurável em casas de apoio, visitas à pacientes, plantonista. Linda, brincalhona, super amiga. Na foto com nossa inesquecível amiga Magá Menezes que foi um anjo do Senhor e nos ajudou a unir  e começar a sonhar com um grupo de mulheres mineiras lutando contra o câncer! Parabéns Aninha!


POR QUE OS GRUPOS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA AS PACIENTES EM QUALQUER FASE DO TRATAMENTO E CURA?

Justificando a razão de ser dos grupos por mim, Marina da Silva, que em 2002 durante o tratamento de um câncer de mama invasivo, não conseguia lidar nem aceitar a doença, o tratamento, as cicatrizes físicas e psicológicas, mesmo com apoio incondicional da família e apoio da equipe médica [amo e sou grata a todos que me salvaram] e nem com o apoio psicoterápico de psiquiatra/psicanalista! cai em depressão profunda por medo, aliás, um medão e pânico de tudo e não quis me abrir com ninguém da família para poupá-los do meu sofrimento mental; a debilitação físico-químico-biológica me fez fraquejar até na minha Fé em Deus (chamei Deus na Chincha, no braço e...ele me socorreu e salvou minha vida)! A escrita me ajudou a metabolizar o perrengue, MAS... Se houvesse grupos como os atuais, de pessoas que me entenderiam por estar passando ou porque já haviam passado por não apenas uma, mas várias vezes pelo perrengue câncer e sobreviram, como as Pérolas Malu e Denise Paiva, eu moralmente e fisiologicamente e psicologicamente teriam aguentado o baque sem tanto medo e pavor de morrer! Tornei um tratamento difívil em algo extremamente extenuante e horrível! Então...VIVA OS GRUPOS DE APOIO VIRTUAIS OU REAIS! VIVA O PÉROLAS DE MINAS!



POR QUE ESSAS MULHERES, MENINAS, GIRLS FAZEM ESTE TIPO DE TRABALHO EM GRUPOS COMO O PÉROLAS DE MINAS?
Folder da campanha oficial Outubro Rosa. Na foto a belíssima Jacqueline!


AMOR, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA, COMPROMISSO COM A CAUSA MAIOR: LUTA PELO DIAGNÓSTICO PRECOCE, PREVENÇÃO, TRATAMENTO DIGNO DO CÂNCER E SOMAR E MULTIPLICAR A FORÇA OFICIAL DO ESTADO COM A FORÇA E CORAGEM DA SOCIEDADE CIVIL!
SOMOS PÉROLAS:
PORQUE MAIS QUE AJUDAR OUTRAS MULHERES, EM PRIMEIRO LUGAR, NÓS QUE JÁ PASSAMOS OU ESTAMOS ENFRENTAMOS O CÂNCER DE MAMA (E OUTROS), DOENÇA CURÁVEL NA DESCOBERTA PRECOCE OU NÃO TÃO PRECOCE (meu caso), ENCONTRAR PESSOAS NA MESMA SITUAÇÃO E QUE ENTENDA A NOSSA LINGUAGEM, SENTIMENTOS, PREOCUPAÇÕES  NOS AJUDA NO PROCESSO DE METABOLIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO E TODO O TORTUOSO CAMINHO DA CURA,  AJUDA ACEITAR A DOENÇA E PRINCIPALMENTE AJUDA A NOSSA RE-CONSTRUÇÃO BIOPSICOSSOCIAL, A FORJAR NOVAS IDENTIDADES E REINTEGRAR NO TRABALHO, NA FAMÍLIA, NO RELACIONAMENTO ENTRE CASAL, VOLTAR A VIVER COM ALEGRIA, BOM HUMOR E NA FÉ. AJUDAR OUTRAS MULHERES AJUDA A NÓS MESMAS!
EU TAMBÉM SOU UMA PÉROLA DE MINAS COM MUITO ORGULHO!
Visita a família Menezes e a saudosa amiga, que ajudou minha cabeça de vento, Magá. A partir da direita: Deibe, Eliane, Magá Menezes, uma pérola com toques de amor, eu e Divina, mãe de Magá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário